Lesões & Recuperação

Infelizmente, à medida que vamos fazendo exercício, aumenta a probabilidade de lesões nos músculos, articulações e tendões. Normalmente, quando consultamos um profissional de saúde, a recomendação inclui descanso. Descanso demais, na nossa opinião.

A cessação abrupta do treinamento físico destrói qualquer ganho de força muscular anterior em indivíduos mais velhos e mais jovens. Além disso, estudos demonstraram que 6 a 10 dias de inatividade estão associados à redução da tolerância à glicose, à ação da insulina e aos níveis de transportador GLUT-4. Outros relataram reduções na capacidade aeróbia total, capacidade respiratória do músculo deltóide e conteúdo de glicogênio muscular em comparação com os níveis durante o treino.

Ainda outros relataram aumentos significativos no peso corporal e na gordura corporal após dois meses de paragens. A fim de evitar este efeito de descompressão devido ao repouso forçado de lesões, RockTape sugere fazer atividades que ajudam a prevenir e superar lesões no tecido mole.

Rolos / Bolas / Bandas

Uma de nossas atividades mais reconhecidas na manipulação do sistema miofascial é a utilização do Rolo de Espuma. O rolo da espuma é uma forma da manipulação do sistema miofascial que é usada geralmente por profissionais de saúde.

Uma técnica de libertação miofascial destina-se a solucionar o aperto localizado na fáscia. Este aperto localizado pode estar a prejudicar o movimento adequado, a causar dor ou a limitar a amplitude de movimento – ou ambos.